sábado, 23 de agosto de 2014

Tomada de decisões (recuperação ÁLCOOL/DROGAS)

"Antes de deixarmos as drogas, quase todas as nossas ações eram guiadas por impulsos. Hoje, não estamos presos a este tipo de pensamento."

A vida é constituída por uma série de decisões, ações, e consequências. Quando usávamos, as nossas decisões eram geralmente guiadas pela nossa doença resultando em ações autodestrutivas com consequências graves. Isso levou-nos a considerar as tomadas de decisão como um jogo viciado, que deveríamos evitar o mais possível. Muitos de nós têm, por isso, grande dificuldade de aprender a tomar decisões em recuperação. Lentamente, ao trabalharmos os Doze Passos, ganhamos prática na tomada de decisões saudáveis, que deem resultados positivos. Onde antes a nossa doença afetava a nossa vontade e as nossas vidas, pedimos agora ao nosso Poder Superior que cuide de nós. Fazemos um inventário dos nossos valores e das nossas ações, partilhamos isso com alguém em quem confiemos, e pedimos ao Deus da nossa concepção que remova as nossas limitações. Ao praticarmos os passos ficamos libertos da influência da nossa doença, e aprendemos princípios, de tomada de decisões, que poderão guiar-nos em todas as áreas das nossas vidas. Hoje, as nossas decisões e as suas consequências não precisam de ser influenciadas pela nossa doença. A nossa fé dá-nos a coragem e a direção para tomarmos boas decisões e a força para as pormos em prática. O resultado desse tipo de tomada de decisão está numa vida que vale a pena ser vivida.

5 comentários:

  1. Olá, Marcos
    Boa noite.
    Ainda não conhecia seu blog. Passei para lhe dar os parabéns pelo blog e por seu trabalho em ajudar dependentes químicos.
    Grande abraço.
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato pela visita e pelo elogio, quanto mais informação melhor!

      Excluir
  2. Não fácil recuperar uma pessoa dependente, além de partir dela própria a vontade de se recuperar, de sair do mundo obscuro, é preciso que a família apoie e ajude ao máximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma luta desleal, o individuo que está no uso ativo dificilmente aceita algum tratamento, dai entra a internação compulsória para depois da fase de compulsão ele ter capacidade de decidir o que realmente quer. Em relação as famílias, existem hoje salas de amor exigente, são parecidas com as do N.A. mas direcionadas as famílias, a família fica tão doente quanto o dependente sem saber como lidar com a situação.

      Excluir
  3. Infelizmente tenho dependentes na família e é sempre dificil decidir por quem, teoricamente, não tem condições de decidir por si.

    Que todos tenham paciência, julguem menos e ajudem mais. Em especial os familiares

    ResponderExcluir